31 de outubro de 2012

Sony Pictures em crise: estúdio parado e nenhum novo filme aprovado até março de 2013

O site Judão publicou uma matéria que relata os problemas que a Sony Pictures, que distribui os filmes da franquia Resident Evil, está passando. A crise no estúdio deve atrasar diversas produções agendadas e mostra destino incerto para a empresa. Leia, logo abaixo, o texto:

As coisas não andam bem na Sony Pictures. Enquanto a Disney tem 4 BILHÕES de doletas pra investir, os japas estão mal das pernas, tendo perdido quase 30% do valor de mercado em seis meses, como já foi comentado no JUDÃO. E apesar deles tentarem mostrar que continua tudo bem, as coisas não são bem assim.

Começa pelo fato do próprio CEO da Sony, Kazuo Hirai, ter ido a público afirmar que a Sony não está vendendo os negócios de entretenimento que tem – algo que já havia sido dito pelo porta-voz da empresa. Se o Kazuo emitiu uma nota oficial para ele mesmo falar isso, é porque se faz necessário acalmar os acionistas da Sony, que devem estar cobrando alguma atitude – ainda mais depois do anúncio de ontem.

Ou seja, essa é uma daquelas declarações que entrega o quanto a situação está complicada. Claro, não quer dizer que eles vão vender a Columbia, por exemplo, mas se já foi necessário movimentar o CEO do negócio…

Por mais que se diga que não haverá vendas, a crise financeira terá sim repercussões nos negócios da empresa, principalmente ao que se refere a novas produções para os cinemas. De acordo com o The Hollywood Reporter, a Sony Pictures deve ficar praticamente parada até o final do ano fiscal, que acontece no dia 31 de março, o que irá comprometer ainda mais as novas produções.

Uma das vítimas será Caça-Fantasmas III. Depois do filme ser quase confirmado, a paralisação acabou com qualquer plano para o futuro próximo. Com isso, as gravações que poderiam começar no verão estadunidense devem ser adiadas, na melhor das hipóteses, para o outono deles, ou seja, entre setembro e novembro de 2013. Pelo jeito, aquela ideia de lançar o novo filme em 2014 – comemorando os 30 anos do primeiro longa-metragem – já era.

O maior rigor na aprovação dos novos projetos de filmes também fez outras vítimas. Adam Sandler foi tocar Ridiculous 6, o novo filme do cara, na Paramount, enquanto Monuments Men, do George Clooney, teve metade dos direitos vendidos para a FOX.

Nada foi dito, mas parece que os problemas não devem afetar produções já em andamento, como O Espetacular Homem-Aranha 2.

É, vejo que a Sony, ao menos nos cinemas, terá um longo e tenebroso inverno nos próximos anos. Não sei, mas por mais que o Sr. Kazuo diga que não irá vender nenhum dos negócios de entretenimento da empresa, eu não descartaria uma fusão com algum concorrente em um futuro próximo. Ou uma parceria para a redução de custos, por exemplo.

Para você ter uma ideia, no Brasil a FOX e a Sony se juntaram para trabalhar com home video. No passado, a Columbia (que depois foi comprada pela Sony) também fez um acordo com a Warner para dividirem os mesmos estúdios, transformando a sede dos Irmãos Warner na Califórnia em “The Burbank Studios” por uns 15 anos.
______

Por causa desta crise, a empresa também poderá vender algumas propriedades, marcas e/ou produtos do conglomerado para salvar as finanças e, aí sim, conseguir investir em projetos que tragam mais dinheiro e melhorem a percepção dos investidores.

Estamos torcendo para que o próximo filme de Resident Evil não sofra com as consequências desta crise e, muito menos, que os direitos sejam vendidos para alguma outra empresa na qual a gente possa se preocupar. A Sony Pictures sempre acreditou na franquia e, mesmo com números baixos, nunca abandonaram os títulos.

Vamos esperar para saber mais sobre o que o estúdio vai decidir.
Curitibano, 21 anos. Administrador dos sites Cine 3D Brasil, Lara Croft Daily, Lorics Brasil e Resident Evil Space. Amante de filmes e literatura em geral.

5 comentários:

  1. nao tem nem perigo de resident evil sofrer com essa crise,nunca a sony pictures venderiam uma  das franquias mais bem sucedida da empresa,seria como dar uma galinha de ovos de ouro para um concorrente , resident evil é uma máquina de fazer dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. rumores dizem que toda a sony pictures pode ser comprada pela time warner, será?

    ResponderExcluir
  3. concordo! resident evil é uns dos principais e a grande maioria dos filmes que estão em destaque é da sony...

    ResponderExcluir
  4. eu acho que é gente aceitar a realidade de que o Resident evil pode ser vendido para outro alias não so Re mas outros filmes da sony como Homem Aranha, agora o negocio é se a franquia  for vendida pra outro estudio que seja um major feitoa sony por exemplo a warner ou a paramount etc...,por que RE é uma saga muito grande e mereçe ser produzida por estudio como sony  ou outro grande estudio, eu não quero que re caia nas mãos de estudios pequenos como summit , lionsgate ou pior estudios como a openroad com todo respeito a esses estudio, não estou menosprezando esses estudios , mas se por acaso RE sair da sony ele tem que ir para um estudio do mesmo tamanho da sony, uma coisa que eu achei um pouco estranha foi essa parceria entre universal e capcom pra fazer um parque Re a universal não tem os direitos de Re,  se com essa crise da sony a universal não estaria comprando a franquia nos cinemas? não sei , outra coisa que estão dizendo e aque a time warner estaria comprando a sony pictures e asuumindo a produçao de filmes mas por enquanto isso é boato , bom eu cinceramente  espero que a sony se recupere o quanto antes eu quero ver o novo filme Re o mais breve possivel

    ResponderExcluir
  5. A saga RE podia passar pra Warner, eles sabem fazer uma "SAGA" .

    ResponderExcluir