12 de maio de 2012
Página Inicial »
Notícia » Dublês: Eles são importantes para filmes como Resident Evil?
Dublês: Eles são importantes para filmes como Resident Evil?
Conrado Dittrich
12 de maio de 2012
São eles que se arriscam, se dedicam e fazem um grande trabalho com paixão. São eles que fazem uma cena mais real, mais interessante. Dublês também merecem reconhecimento e é pelo grande trabalho que exercem, que vamos falar um pouco sobre alguns dos principais dublês da saga Resident Evil. Enquanto novidades sobre Resident Evil 5: Retribuição não saem, que tal conhecer um pouco sobre os dublês de cada ator do último e próximo filmes da franquia?
Mas o que é um dublê?
Um dublê é um ator que participa de cenas perigosas substituindo outros atores que não podem se machucar para não comprometer ou atrasar a produção do filme (ou de algum outro tipo de produção artística semelhante).
Em filmes mais antigos, os dublês normalmente são pouco focalizados ou seus rostos não são exibidos, a finalidade disso é esconder do público que aquela cena é feita por um dublê e não pelo ator principal. Ainda hoje este método é bastante utilizado, mas as possibilidades do uso da computação gráfica em produções artísticas cresceu muito e é perfeitamente possível fazer um dublê ficar praticamente idêntico ao ator principal, a desvantagem é que computação gráfica deste nível é muito cara e sua produção é lenta. Sem dublês, um filme de ação não poderia acontecer e o mérito de uma grande produção também se dá à eles.
Os Dublês de Resident Evil 4: Recomeço
Em Resident Evil 4: Recomeço, poucos dublês foram utilizados (Paul Anderson não gosta de utilizá-los, então prefere que os atores treinem muito para passar mais realidade à cena), mas três (entre muitos) desses profissionais se dedicaram ao filme:
Tes Andemariam:
Como dublê, Tes participou de apenas 1 filme (Resident Evil: Recomeço, onde estreou sua profissão) e um episódio de dois seriados ( Covert Affairs e Warehouse 13). No filme, foi dublê do ator Boris Kodjoe, que interpreta Luther West.
John MacDonald:
Nascido no Canadá, John tem 44 anos e trabalha como dublê desde 1994. Participou de grandes produções do cinema, incluindo: Terror em Silent Hill, Anjos da Noite - A Evolução, X-Men 3 - O Confronto Final, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, Jumper, O Incrível Hulk e Red - Aposentados e Perigosos. Empenhando um papel importante na saga, foi dublê dos atores Wentworth Miller (Chris Redfield) e Sergio-Peres Mencheta (Angel Ortiz).
Alan Tang:
Nascido em Toronto, no Canadá, Tang é filho de Sunny Tang, que foi estudante de Bruce Lee. Atuou como dublê em filmes como Splice - A Nova Espécie, Red - Aposentados e Perigosos e na série Nikita. Em Resident Evil: Recomeço, foi dublê de Norman Yeung (Kim Young).
Os Dublês de Resident Evil 5: Retribuição
Assim como em Resident Evil 4: Recomeço, o diretor Paul W.S. Anderson contratou vários dublês para Resident Evil 5: Retribuição, pois o filme virá com muitas cenas de perigo, incluindo algumas com zumbis.
Marie-Eve Beckers:
Nova na profissão, é conhecida por ser a dublê principal da atriz Lyndsy Fonseca, na série Nikita. Seu portfólio ainda é pequeno, mas já conta com o filme Imortais. Em Resident Evil 5: Retribuição, foi dublê de Michelle Rodriguez (Rain OCampo).
Hubert Boorder:
Como ator, Hubert já participou de 7 seriados e é perito em artes marciais. Como dublê, esteve em grandes filmes como Kick-Ass - Quebrando Tudo (onde também trabalhou como ator), Red - Aposentados e Perigosos, Sucker Punch - Mundo Surreal e Imortais. No filme, foi dublê de Boris Kodjoe (Luther).
Cody Laudan:
Perito em motociclismo e artes marciais, Laudan já participou de vários comerciais de TV, videoclipes e cerca de 45 filmes e aparenta ser o mais experiente da turma. Na sua lista de grande produções, incluem Scooby-Doo 2 - Monstros à Solta, Eu, Robô, Quarteto Fantástico, 300, Uma noite no Museu, Aliens vs. Predador 2, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, Percy Jackson e o Ladrão de Raios, Tron: O Legado, Premonição 5 e Anjos da Noite: O Despertar. No filme, foi dublê do ator Johann Urb (Leon Kennedy).
Rorelee Tio:
Com certeza a dublê que mais trabalhou em Resident Evil 5: Retribuição. A atriz e dublê canadense, de origem oriental, foi dublê de três atrizes do filme: Li Bingbing (Ada Wong), Michelle Rodriguez (Rain OCampo) e Mika Nakashima. Em seu currículo, incluem filmes como Mulher-Gato, Blade: Trinity, Premonição 3, X-Men 3 - O Confronto Final, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, Watchmen - O Filme, 2012 e Premonição 5.
Alicia Turner:
Perita em armas de fogo, motocicleta e artes marciais, Turner é ginasta e é fluente em quatro línguas. A moça já foi dublê da atriz Sienna Guillory (Jill Valentine) em Resident Evil 2 - Apocalipse e reprisa o trabalho no quinto capítulo. Já trabalhou em filmes como: Terra dos Mortos, Ensaio Sobre a Cegueira, Kick-Ass - Quebrando Tudo, A Saga Crepúsculo: Eclipse, Anjos da Noite: O Despertar e em mais seis grandes produções que ainda não foram lançadas.
O trabalho de dublês vai muito além de fazer cenas de ação que atores não podem fazer. Eles fazem arte e, sem eles, não haveria um bom filme de ação.
TAGS: Artigo
Conrado Dittrich
Webmaster
Curitibano, 21 anos. Administrador dos sites Cine 3D Brasil, Lara Croft Daily, Lorics Brasil e Resident Evil Space. Amante de filmes e literatura em geral.
Interessante a matéria sobre os dubles, mas faltou argumentar o texto. Você falou sobre as interpretações, mas não falou em quais foram as senas dos filmes resident evil. Vele apena complementar com uma nova matéria mostrando a sena que o dublê fez em resident evil.
ResponderExcluirGostei da matéria. Porém faltou uma pessoa aí! Talves uma das mais importantes... Joanne Lech(provavelmente o nome está errado...rsrs)á duble de Milla Jovovich...Ela deve ser pouco usada,já que Milla gosta de fazer a maioria de suas cenas...Mas ela está no REVIL2,4,e agora no 5.
ResponderExcluir