12 de maio de 2012

Dublês: Eles são importantes para filmes como Resident Evil?


São eles que se arriscam, se dedicam e fazem um grande trabalho com paixão. São eles que fazem uma cena mais real, mais interessante. Dublês também merecem reconhecimento e é pelo grande trabalho que exercem, que vamos falar um pouco sobre alguns dos principais dublês da saga Resident Evil. Enquanto novidades sobre Resident Evil 5: Retribuição não saem, que tal conhecer um pouco sobre os dublês de cada ator do último e próximo filmes da franquia?

Mas o que é um dublê?

Um dublê é um ator que participa de cenas perigosas substituindo outros atores que não podem se machucar para não comprometer ou atrasar a produção do filme (ou de algum outro tipo de produção artística semelhante).

Em filmes mais antigos, os dublês normalmente são pouco focalizados ou seus rostos não são exibidos, a finalidade disso é esconder do público que aquela cena é feita por um dublê e não pelo ator principal. Ainda hoje este método é bastante utilizado, mas as possibilidades do uso da computação gráfica em produções artísticas cresceu muito e é perfeitamente possível fazer um dublê ficar praticamente idêntico ao ator principal, a desvantagem é que computação gráfica deste nível é muito cara e sua produção é lenta. Sem dublês, um filme de ação não poderia acontecer e o mérito de uma grande produção também se dá à eles.

Os Dublês de Resident Evil 4: Recomeço

Em Resident Evil 4: Recomeço, poucos dublês foram utilizados (Paul Anderson não gosta de utilizá-los, então prefere que os atores treinem muito para passar mais realidade à cena), mas três (entre muitos) desses profissionais se dedicaram ao filme:

Tes Andemariam:


Como dublê, Tes participou de apenas 1 filme (Resident Evil: Recomeço, onde estreou sua profissão) e um episódio de dois seriados ( Covert Affairs e Warehouse 13). No filme, foi dublê do ator Boris Kodjoe, que interpreta Luther West.

John MacDonald:


Nascido no Canadá, John tem 44 anos e trabalha como dublê desde 1994. Participou de grandes produções do cinema, incluindo: Terror em Silent Hill, Anjos da Noite - A Evolução, X-Men 3 - O Confronto Final, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, Jumper, O Incrível Hulk e Red - Aposentados e Perigosos. Empenhando um papel importante na saga, foi dublê dos atores Wentworth Miller (Chris Redfield) e Sergio-Peres Mencheta (Angel Ortiz).

Alan Tang:


Nascido em Toronto, no Canadá, Tang é filho de Sunny Tang, que foi estudante de Bruce Lee. Atuou como dublê em filmes como Splice - A Nova Espécie, Red - Aposentados e Perigosos e na série Nikita. Em Resident Evil: Recomeço, foi dublê de Norman Yeung (Kim Young).

Os Dublês de Resident Evil 5: Retribuição

Assim como em Resident Evil 4: Recomeço, o diretor Paul W.S. Anderson contratou vários dublês para Resident Evil 5: Retribuição, pois o filme virá com muitas cenas de perigo, incluindo algumas com zumbis.

Marie-Eve Beckers:


Nova na profissão, é conhecida por ser a dublê principal da atriz Lyndsy Fonseca, na série Nikita. Seu portfólio ainda é pequeno, mas já conta com o filme Imortais. Em Resident Evil 5: Retribuição, foi dublê de Michelle Rodriguez (Rain OCampo).

Hubert Boorder:


Como ator, Hubert já participou de 7 seriados e é perito em artes marciais. Como dublê, esteve em grandes filmes como Kick-Ass - Quebrando Tudo (onde também trabalhou como ator), Red - Aposentados e Perigosos, Sucker Punch - Mundo Surreal e Imortais. No filme, foi dublê de Boris Kodjoe (Luther).

Cody Laudan:


Perito em motociclismo e artes marciais, Laudan já participou de vários comerciais de TV, videoclipes e cerca de 45 filmes e aparenta ser o mais experiente da turma. Na sua lista de grande produções, incluem Scooby-Doo 2 - Monstros à Solta, Eu, Robô, Quarteto Fantástico, 300, Uma noite no Museu, Aliens vs. Predador 2, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, Percy Jackson e o Ladrão de Raios, Tron: O Legado, Premonição 5 e Anjos da Noite: O Despertar. No filme, foi dublê do ator Johann Urb (Leon Kennedy).

Rorelee Tio:


Com certeza a dublê que mais trabalhou em Resident Evil 5: Retribuição. A atriz e dublê canadense, de origem oriental, foi dublê de três atrizes do filme: Li Bingbing (Ada Wong), Michelle Rodriguez (Rain OCampo) e Mika Nakashima. Em seu currículo, incluem filmes como Mulher-Gato, Blade: Trinity, Premonição 3, X-Men 3 - O Confronto Final, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, Watchmen - O Filme, 2012 e Premonição 5.

Alicia Turner:


Perita em armas de fogo, motocicleta e artes marciais, Turner é ginasta e é fluente em quatro línguas. A moça já foi dublê da atriz Sienna Guillory (Jill Valentine) em Resident Evil 2 - Apocalipse e reprisa o trabalho no quinto capítulo. Já trabalhou em filmes como: Terra dos Mortos, Ensaio Sobre a Cegueira, Kick-Ass - Quebrando Tudo, A Saga Crepúsculo: Eclipse, Anjos da Noite: O Despertar e em mais seis grandes produções que ainda não foram lançadas.

O trabalho de dublês vai muito além de fazer cenas de ação que atores não podem fazer. Eles fazem arte e, sem eles, não haveria um bom filme de ação.
Curitibano, 21 anos. Administrador dos sites Cine 3D Brasil, Lara Croft Daily, Lorics Brasil e Resident Evil Space. Amante de filmes e literatura em geral.

2 comentários:

  1. Interessante a matéria sobre os dubles, mas faltou argumentar o texto. Você falou sobre as interpretações, mas não falou em quais foram as senas dos filmes resident evil. Vele apena complementar com uma nova matéria mostrando a sena que o dublê fez em resident evil.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da matéria. Porém faltou uma pessoa aí! Talves uma das mais importantes... Joanne Lech(provavelmente o nome está errado...rsrs)á duble de Milla Jovovich...Ela deve ser pouco usada,já que Milla gosta de fazer a maioria de suas cenas...Mas ela está no REVIL2,4,e agora no 5.

    ResponderExcluir