18 de janeiro de 2012

Resident Evil vs. Underworld: O que as duas franquias têm em comum?

O site IGN publicou uma matéria, na qual podemos observar as semelhanças entre as franquias de terror Resident Evil e Underworld (Anjos da Noite, no Brasil). Nossa equipe, traduziu e estamos publicando com exclusividade pra vocês! Confiram:
Resident Evil vs. Underworld: O que as duas franquias têm em comum?
2012 será anfitrião de uma série de continuações de franquias e spin-offs. Mas, além dos grandes orçamentos épicos, como O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Os Vingadores, GI Joe: Retaliação, Os Mercenários 2 e assim por diante, também haverá continuações de duas franquias de terror modestamente bem-sucedidas.

Na próxima semana, Underworld: Awakening marca a entrada da quarta parte da franquia Anjos da Noite (Underworld) nos Estados Unidos, além disso, ainda este ano, haverá o lançamento de Resident Evil 5: Retribuição 3D, o quinto filme da franquia baseada no videogame, Resident Evil. Nenhuma das franquias é, particularmente, bem-amadas pelos críticos, mas isso não impede os fãs de curtirem todos os momentos.

Como se pode observar, os filmes das franquias Anjos da NoiteResident Evil têm uma série de semelhanças em termos de enredo, estilo de direção e marketing. Nesta matéria, vamos examinar essas semelhanças e o que faz desses filmes tão consistentemente bem-sucedidas.

A HEROÍNA
Tanto em Anjos da Noite, quanto em Resident Evil, podemos observar uma misteriosa semelhança, com heroínas de "botar pra quebrar". Todos os três filmes Anjos da Noite estrelam Selene, uma Matadora vampírica que luta tanto contra, como à favor dos Lycans (lobisomens). Tirando o prequel, Anjos da Noite: A Rebelião, que mostrou uma heroína diferente, Kate Beckinsale estrelou como Selene em quase toda a série.

Os filmes da saga Resident Evil, tem a estrela Milla Jovovich como Alice, uma ex-funcionária da Umbrella Corp, empresa que a tornou um experimento, que agora procura acabar com a corporação. Normalmente, existem alguns milhares de zumbis entre ela e seu objetivo.

Ambas as heroínas têm o benefício de habilidades foras do normal. Selene é uma vampira, enquanto Alice tem (ou teve) uma quantidade cada vez mais poderosa de habilidades, decorrentes de experimentos realizados nela.

OS MONSTROS

Uma das semelhanças mais evidentes entre as duas franquias é a ênfase em icônicos monstros míticos e da cultura pop. No caso do Underworld, o filme centra-se fortemente nas culturas de vampiros e lobisomens. Os filmes oferecem uma distinção entre o lobisomens normal, que são presos em sua transformação de forma permanente, e Lycans, que podem alternar entre a forma humana e lobo. Já, os filmes Resident Evil, têm zumbis e uma série de bizarras monstruosidades modificados biologicamente .
Outro elemento comum é que ambos os grupos de criaturas têm a origem na ficção científica, ao invés de sobrenatural. Os vampiros e Lycans, em Underworld, são frutos de uma pandemia viral. As criaturas em Resident Evil são resultados de mutações genéticas causadas pelo T-Virus, da Umbrella Corporation.

O ESTILO

Ame ou odeie, não há um estilo de cinema que parece definir tanto a franquia Underworld, quanto os filmes RE. Os filmes dependem fortemente de efeitos CG, que dependendo do orçamento e escala podem ser um pouco menos do que convincentes. Como a ação é geralmente o foco principal dos filmes, eles apresentam uma abundância de cortes de câmera em slow-motion em batalhas. No caso da cena de Alice e Claire vs. Axeman, em Resident Evil 4: Recomeço, os filmes provam que é possível, se não desejável, apresentar uma seqüência de ação constantemente em slow-motion.

Há, também, o fato de que ambas as franquias têm feito um recentemente salto para a tecnologia 3D. Anjos da Noite - O Despertar, é o primeiro filme em 3D da série, enquanto Resident Evil 5 - Retribuição 3D será o segundo da franquia.

O ESTÚDIO

Tanto a franquia Resident Evil, quanto Underworld são distribuídas pela Screen Gems. Nestes últimos dias, o estúdio parece se especializar em filmes de terror com orçamentos modestos e seguimentos cult. O estúdio também usa táticas semelhantes para vender cada franquia...

MARKETING

Ambas as franquias, parecem conhecer os seus públicos-alvo, até agora, e é exatamente isso que elas usam durante a fase de comercialização. Ambos os filmes tendem a oferecer trailers cheios de ação, com abundância de propagandas de TV. Cartazes e outros materiais promocionais sempre caracterizam-se por garotas e fontes no centro. A aparência geral da campanha de marketing de cada franquia é bastante semelhante, apesar de Anjos da Noite ter os adoráveis tons de azul, enquanto que RE, com tons mais terrosos.

Os homens responsáveis pelas propagandas do estúdio, são à favor de um pouco de marketing viral também. Isso pode ser tão comum como o "Awaken Selene", campanha on-line de Anjos da Noite - O Despertar, ou tão incomum quanto a decisão de enviar falsos zumbis para Madrid, juntamente com postais promocionais para RE: Recomeço.

OS PADRINHOS

Apesar de todos os filmes de cada série, não serem dirigidos pelos mesmos cineastas, ambas as franquias apresentam um "padrinho". O co-criador de Anjos da Noite, Len Wiseman, dirigiu os dois primeiros filmes e produziu os outros dois. Já Paul W.S. Anderson dirigiu o primeiro, quarto e quinto filmes de Resident Evil, mas escreveu todos os cinco.
Você pode amar ou odiar, mas esses padrinhos mantiveram suas respectivas franquias, de forma consistente, à todo vapor durante a última década.

O DINHEIRO

Algumas pessoas acusam, tanto Anjos da Noite quanto Resident Evil, de serem particularmente de um único público... Bem, isso não os impediram de arrecadaram grandes quantias de dinheiro. Até o momento, cada filme das séries têm sido lucrativo para a Screen Gems, muitas vezes, ganhando duas ou três vezes mais que o gasto na produção. Graças aos orçamentos modestos, números internacionais e a tendência à liberar filmes durante períodos como Janeiro-Fevereiro ou setembro, eles não têm dificuldades em serem rentáveis

Até hoje, a série Resident Evil arrecadou aproximadamente $202 milhões, na bilheteria doméstica, enquanto que Anjos da Noite, cerca de US$ 160 milhões, só nos Estados Unidos.

AS SEQUÊNCIAS

Por causa do fator "dinheiro", tanto as duas franquias continuam tendo sequências a cada dois ou três anos, praticamente como um relógio. Curiosamente, apesar da má recepção da crítica e no aumento de arrecadação de bilheterias ao longo dos tempos, ambas as franquias parecem estar em ascensão.(Resident Evil 4: Recomeço 3D acabou sendo o lançamento mais rentável ​da série, até agora.)

Como em ambas as franquias, as primeiras sequências parecem ser as mais criticadas, com os esforços anteriores, os quais oferecem uma ascensão moderada na qualidade. Será interessante ver como as respectivas sequências (Anjos da Noite - O Despertar e Resident Evil 5 - Retribuição), que serão lançadas ainda este ano, sairão nas bilheterias mundiais e na crítica.
Curitibano, 21 anos. Administrador dos sites Cine 3D Brasil, Lara Croft Daily, Lorics Brasil e Resident Evil Space. Amante de filmes e literatura em geral.

4 comentários:

  1. nao da nem pra comparar resident evil é anos luz melhor que RE, alias ign cometeu um tremendo erro na arrecadação resident evil já arrecadou cerca de 700 milhões de dolares e retribuição é esperado que se arrecade mais de 350 milhões de dolares.

    ResponderExcluir
  2. acabei errando , resident evil é anos luz melhor que anjos da noite.

    ResponderExcluir
  3. Gosto dos dous e tambem acho vem parecido
    Eu e meus amigos ainda temos um sonho de ver as duas brigando lado a lado

    ResponderExcluir
  4. pra mim o anjos da noite ganha a por que a selene e vampira e alice e so uma humana e selene tem muita força mas alice so luta com mortos vivos eu so fã dos dois

    ResponderExcluir